Danieli Balbi, conhecida popularmente por Dani Balbi, é roteirista, professora e deputada estadual pelo PCdoB do Rio de Janeiro. Consagrou-se como a primeira deputada transexual da Assebléia Legislativa do estado (ALERJ). Suas principais bandeiras são os direitos dos trabalhadores, da população negra e LGBTQIA+.
Fui convidada pela sua equipe para refazer sua identidade visual, com o desafio de promover o equlíbrio entre uma comunicação jovem e convidativa, que converse com seu público e a sobriedade necessária à comunicação oficial de uma parlamentar, que precisa conversar com os mais diversos setores da sociedade. Optamos juntos por seguir com o símbolo que acompanhava o logo, por uma questão de reconhecimento, e apenas fazermos alguns ajustes para afiná-lo.
Minha busca seguiu no sentido de traduzir graficamente suas bandeiras políticas através de cores e formas que fizessem referência ao marxismo, ao Brasil, aos subúrbios cariocas, à transexualidade e ao feminismo, mostrando que é possível trazer elegância a uma comunicação politicamente combativa. Para alcançar esse resultado, olhei para a arquitetura das casas de subúrbio e fábricas, para a bandeira do Brasil (sobretudo como disputa de narrativa, uma vez que foi capturada simbólicamente pela direita), para a ancestralidade negra, através dos adinkras, e para a bandeira LGBTQIA+.
Foram produzidos templates editáveis e pngs para que a equipe possa aplicar a identidade visual e desdobrá-la segundo suas necessidades com facilidade no dia-a-dia.